Parceiros




Patrocínio






















'Melhor' que Neymar, artilheiro do ano se inspira em Ronaldo e Recoba Com 39 gols em 2012, Lúcio Maranhão, do ASA de Arapiraca, sonha com um lugar na seleção brasileira e espera propostas de clubes da Série A

O nome de Lucielmo Palhano Soares passa despercebido se comparado ao de Neymar da Silva Santos Júnior. Mas se tem a fama menor do que a do ídolo da seleção brasileira, Lúcio Maranhão pode encher a boca para dizer que tem mais gols marcados em 2012 do que o camisa 11 santista. Atuando pelo pouco badalado ASA de Arapiraca, o atacante de 23 anos ocupa o posto de artilheiro do Brasil em 2012, tendo marcado 39 gols em 53 jogos.
Sua média é inferior à de Neymar: enquanto Lúcio Maranhão tem estatística de 0,73 gols por partida, o astro do Santos alcança números de 0,88 gols por jogo, tendo marcado 38 tentos em 43 jogos. No entanto, a média do jogador do ASA supera com facilidade as de Hulk, Jonas e Leandro Damião – atacantes que vêm sendo convocados por Mano Menezes – na última temporada.
Lucio Maranhão do Asa (Foto: Divulgação)No site oficial do ASA, Lúcio Maranhão é destaque constante
No entanto, os ídolos de Lúcio já não brilham pelos gramados. Questionado em quem se inspira no futebol, o maranhense cita Ronaldo, mas deixa escapar sua admiração pelo uruguaio Álvaro Recoba, ex-companheiro do Fenômeno na Inter de Milão e atualmente jogador do Nacional, de Montevidéu.
- Eu, apesar de ser alto e forte, tenho habilidade e muito controle de bola. Tenho velocidade e um drible bom. E também finalizo muito bem com as duas pernas. Me inspiro no Ronaldo, que é um ídolo e um fenômeno mesmo. Mas desde que eu era garotinho gostava do Recoba. É um jogador que eu também admirava muito e achava os dois uma dupla de ataque fenomenal – declarou o artilheiro do Brasil em 2012, por telefone.
O sobrenome escolhido por Lúcio é Maranhão, mas o melhor momento na carreira veio mesmo em Alagoas. Contratado pelo ASA de Arapiraca depois de se destacar pelo Horizonte, do Ceará, Lúcio foi o artilheiro do Campeonato Alagoano deste ano com 22 gols e logo ganhou o status de ídolo da torcida alvinegra. Sabendo do próprio potencial, o jogador, nascido em São Luís, traçou a meta de marcar 43 gols em 2012 - o que seria apenas seu primeiro passo para um objetivo maior na carreira: vestir a camisa canarinho.
Artilheiro do Ano (Foto: Editoria de Arte)
- Não fiquei surpreso com meu rendimento porque já tinha traçado um objetivo, que é fazer 43 gols no ano. Vou lutar para que isso aconteça e para que eu possa alcançar meus objetivos, como um dia chegar à seleção brasileira. Sei que é difícil, mas vou lutar pelo meu espaço.
Cobiça da elite brasileira
Para conseguir concretizar seu grande sonho, Lúcio Maranhão sabe que precisa expandir sua fama para os grandes centros do futebol brasileiro. Por isso, se declara aberto a propostas de qualquer clube da primeira divisão do futebol nacional – mesmo que precise deixar para trás a paixão pelo time de infância, o Corinthians.
- Até agora não houve nada oficial. Vamos ver este mês. Neste mês agora tudo será definido, mas eu vou estar focado no meu trabalho por enquanto. Eu sempre tive como time de coração o Corinthians, mas não tenho preferência. Quero jogar em qualquer clube de primeira divisão. Aquele que me der oportunidade, vou aproveitar – garantiu.
O ASA de Arapiraca possui 40% dos direitos econômicos de Lúcio Maranhão e afirma que a multa rescisória do jogador é de R$ 7 milhões. Embora o atacante possa ser uma espécie de “galinha dos ovos de ouros” para o clube alagoano ao fim da temporada, o vice-presidente de marketing do ASA, Sérgio Lúcio, garante que a intenção é manter o jogador.
- A gente trabalha para que ele permaneça no ASA, mas claro que, aparecendo uma proposta que seja boa para o clube e para o jogador, podemos aceitar. Há sondagens de clubes da Série A e do futebol internacional junto ao atleta, mas nada chegou ao clube de forma oficial – disse Sérgio, que torce para que Lúcio se consagre como o artilheiro brasileiro em 2012 para impulsionar as vendas da camisa 9 alvinegra.
Com o ASA fazendo uma campanha intermediária na Série B e com baixo risco de queda para a Série C, Lúcio acredita que seu objetivo individual também passa a ser uma meta compartilhada pelos companheiros – desde que isso não atrapalhe o rendimento da equipe nas partidas.
- Nosso grupo é totalmente fechado e, independentemente de quem seja, será servido o que estiver melhor posicionado no lance. Mas meus amigos tentam me ajudar da melhor maneira possível – contou Lúcio, que é o batedor oficial de pênaltis do ASA desde que chegou ao time.
Neste fim de semana, Lúcio viverá momentos de agonia, já que pode ser superado na artilharia de 2012 pelos concorrentes, sem que nada possa fazer. Maranhão estará suspenso e não enfrentará o Bragantino, restando-lhe apenas secar os adversários para se manter no topo. Se serve de consolo, Neymar também não joga. O santista foi a campo na quinta-feira, contra o Náutico, e passou em branco. O Peixe não volta a atuar no fim de semana. A maior ameaça é Zé Carlos, do Criciúma. O atacante tem só um gol a menos que Lúcio e estará em ação no jogo contra o Guarani, sábado, em Campinas.

Contador de Visitas

Olha a hora!

Patrocínio